Curso de Formação para Professores

A qualidade do ambiente marinho é imprescindível para a vida nas cidades litorâneas. O engajamento ambiental marinho-costeira é dependente do nosso conhecimento sobre o mar, a zona costeira e os processos que ocorrem nesta faixa tão importante para a sobrevivência da espécie humana. A experimentação, a vivência, o novo olhar com a abordagem lúdica e didática é possível no laboratório livre disponível na nossa região litorânea para concretizar esta educação e buscar a transformação sustentável deste espaço.Iniciamos a Década do Oceano e a Década da Restauração dos Ecossistemas e temos um grande desafio para garantir a saúde planetária e o futuro da nossa civilização. Acreditamos que a escola, onde está 99% da geração futura, é o espaço para iniciarmos essa mudança.

Entre as ações de educação ambiental, o Raízes da Cooperação convida profissionais da educação e gestão ambiental pública e comunidades a participarem do curso de formação “Ciência Cidadã e a Cultura Oceânica para o Enfrentamento da Emergência Climática”, formação gratuita sobre temas relacionados à Ciência Cidadã e Cultura Oceânica, com foco à Educação Climática, manguezal e ecossistemas associados. O processo será realizado em quatro etapas, as quais são independentes e também complementares. A primeira etapa será realizada em agosto e setembro e é classificatória para participação das próximas etapas.

A preservação de um ambiente só faz sentido se o homem estiver incluso nele.”

A Etapa I já foi encerrada.

OBJETIVO

Este curso visa formar educadores e gestores ambientais para atuarem na Educação Ambiental e Ciência Cidadã com foco nas mudanças climáticas e restauração de ecossistemas marinhos-costeiros.

A Etapa 2 pretende proporcionar vivências em relação ao conteúdo da Etapa 1, teórica, a partir de aulas práticas nos manguezais e/ou entorno da ESEC Carijós, RESEX Pirajubaé e/ou Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e em laboratório na UFSC. Ao final do curso, os participantes estarão capacitados para compreender a importância das áreas úmidas marinhas para o balanço do carbono global, os procedimentos práticos de campo e laboratório para estimar a biomassa aérea e o estoque de C no sedimento, técnicas de monitoramento participativo e desenvolver uma estratégia de ação prática para aplicar em seus locais de trabalho. 

Número de vagas da Etapa II:  30

Público prioritário: Serão priorizados profissionais da educação e gestores ambientais da rede pública que tenham participado da Etapa 1. Os demais participantes da Etapa 1 poderão se inscrever e participar do processo de seleção a partir de critérios pré-estabelecidos.

Quais os pré-requisitos?

  • Profissionais da rede pública de ensino e da gestão ambiental pública;
  • Ter participado da Etapa 1 (teórica/EaD) do curso de formação em Ciência Cidadã e a Cultura Oceânica para o Enfrentamento da Emergência Climática;
  • Ter disponibilidade para realização de aula no manguezal (5h de duração), aula em laboratório na UFSC (5h) e realização de atividades assíncronas (5h). 

 

INSCRIÇÕES

As inscrições para a Etapa II estão abertas do dia 16 ao 23 de Outubro e são gratuitas. Acesse o formulário de inscrição aqui.
Seleção e divulgação: do dia 24 ao 27 de Outubro. Os selecionados serão avisados por e-mail.

METODOLOGIA

O curso foi organizado para ser ministrado na modalidade à distância e está estruturado em oito módulos. Cada módulo é composto por aula síncrona (que ficará gravada), documentos de apoio teórico-prático e tutoria para o desenvolvimento do roteiro prático, com dedicação de 2 a 4 horas semanais. Semanalmente, haverá 2 horas (pré-agendada) de tutoria para auxiliar o desenvolvimento do roteiro.

Material de apoio e auxílio no desenvolvimento das atividades será feito pela plataforma Moodle/UFSC do Curso, que em breve estará disponível

As atividades práticas da Etapa II serão ministradas em dois momentos a partir da divisão da turma e subgrupos (de 5 a 10 cursistas), também haverá atividade assíncrona: 

  • Uma (01) saída de campo de 5h para um dos manguezais de entorno das UC;
  • Uma (01) saída para laboratório da UFSC para o processamento do material coletado (5h); 
  • Análise dos dados coletados e atividade de reflexão (2,5h);
  • Aprimoramento ou criação da estratégia de ação prática (2,5h).

As datas de realização serão agendadas com o grupo selecionado, podendo ocorrer durante a semana ou aos sábados.

  • IMPORTANTE: As aulas síncronas serão realizadas ao vivo e ficarão gravadas, sendo posteriormente disponibilizadas na plataforma Moodle.
    IMPORTANTE: Receberá certificado, emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina, quem cumprir no mínimo 75% do Curso EAD.

 

Contato: agea.gestaoeeducacao@gmail.com | Whatsapp: (48) 99977-4109