Educação Transversal nas Escolas

Ações nas Escolas de Florianópolis: formação, apoio e acompanhamento dos professores

Além do curso oferecidos, o projeto Mundo à Beira Mar está sendo desenvolvido desde 2017 na Escola Estadual Padre Anchieta (Florianópolis/SC) para trazer a proposta da educação transdisciplinar com foco nos ecossistemas costeiros em que a escola está inserida. Anualmente, a escola define na reunião de planejamento o tema do seu projeto único e transversal, tendo o meio ambiente e a sustentabilidade como eixos norteadores.

2017

Em 2017, os professores do 1º ao 5º ano desenvolveram o projeto A vida de todos nós nos diversos ambientes, tratando sobre os impacto do lixo nos ecossistemas e as ações possíveis para reverter o cenário atual. As professoras Maria Izabel Serrão e Simone Vieira de Souza e a equipe do PIBID Pedagogia UFSC  fortaleceram  o apoio as atividades das professoras e direção da escola. Os professores do 7º ano e do 2º ano do ensino médio desenvolveram o projeto Política, resistência e movimento social da Ponta do Coral. O trabalho de conclusão do curso da Oceanografia do aluno José Lucas de Oliveira, A produção de documentário como ferramenta de ensino para a educação ambiental marinho costeira, foi desenvolvido com a turma 200, segundo ano do ensino médio, em parceria com os professores da escola (https://vimeo.com/241718336). Acesse o vídeo que foi elaborado pela turma 200 para a Feira de Ciências, contando sobre o desenvolvimento da construção do vídeo:

 

2018

Os problemas globais exigem mudanças locais e a escola é o espaço integrador nas comunidades urbanas, sendo possível conciliar a formação das crianças e jovens para a construção de uma comunidade cooperativa e comprometida em solucionar os seus problemas locais. A ÁGUA de qualidade, que promova saúde e bem estar, e o seu uso sustentável foi o tema transversal do projeto pedagógico da Escola Padre Anchieta em 2018.

O projeto Água Gota da Vida foi desenvolvido ao longo do ano em parceria com a comunidade local, universidade, gestores públicos e organização não governamental.

Esquema das atividades a serem desenvolvidas pela escola no projeto Água a gota da vida.

 

Imagens da saída de campo para conhecer a bacia hidrográfica em que a escola Padre Anchieta está inserida. Essa atividade foi organizada pelas professoras de ciências, geografia, história, matemática, português e artes. Além de buscar a nascente e conhecer o curso dos rios e os potenciais impactos na qualidade ambientes desses rios, as turmas entrevistaram a comunidade local para conhecer a memória de como interagiam com os rios da região. Ficamos sabendo que havia uma cachoeira e que a comunidade usava esse espaço para recreação e para lavar roupa. Hoje, a cachoeira está seca e com depósito de lixo.  No âmbito da matemática e geografia, as turmas elaboraram um mapa da bacia hidrográfica, quantificaram área e trabalharam com escalas. Elaboraram uma entrevista para saber sobre o consumo de água e cuidados com os esgotos, as respostas foram trabalhadas para construir gráficos e debates o assunto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saída de campo, reconhecendo o caminho das águas da bacia hidrográfica em que a escola está inserida, o curso da água em trajeto aberto (esquerda) e canalizado com bueiro para entrada da água pluvial, mas reconhece a entrada de contaminantes, como o lixo.

 

Feira de ciências com apresentação do trabalho desenvolvido pela turma da Escola Padre Anchieta.

2019

O lixo marinho, principalmente o plástico, foi considerado pela ONU com um dos contaminantes mais preocupantes para os ecossistemas marinhos e o oceano na atualidade. A elevada produção de plástico e o seu descarte inadequado na natureza tem levado toneladas deste material para o sistema costeiro e oceano, onde se acumulam em praias, na costa e nos giros oceânicos. O lixo plástico já se encontra na cadeia alimentar marinha, desde os organismos microscópicos até o peixe que pode chegar em nosso prato. Pela relevância, ações de educação ambiental estão sendo desenvolvidas para promover o debate e o lixo zero em escolas e na comunidade. Esse foi o tema do projeto desenvolvido em 2019 e que contou com o apoio do Programa SBPC vai à Escola, com ações em todas as turmas dos anos iniciais.

Visita ao Parque do Córrego Grande, além da orientação da equipe de Educação Ambiental do Parque, as turmas fizeram a prática de coletar, identificar e quantificar os lixos encontrados ao longo da trilha.

 

Saída de campo para a praia da Barra da Lagoa, vivência na beira mar e estudo para quantificar e qualificar o lixo encotrado na praia. Depois da praia, as turmas foram visitar o Projeto Tamar e conhecer o impacto do lixo nas populações das tartarugas marinhas.

Painel elaborado pelas turmas dos quintos anos, como parte do projeto de TCC desenvolvido pela Ísis Shandra de Souza – Lixo no Mar: Estratégias de Educação Ambiental com Crianças em Escola da Rede de Ensino Público de Florianópolis (SC).

 

2020

Em 2020, com apoio do Programa SBPC vai à Escola, escolas localizadas em bacias hidrográficas muito (rios Itacorubi, Capivari e Maruin, em Florianópolis e São José) e pouco urbanizadas (rios Massiambu e  da Madre, em Palhoça e Paulo Lopes) estão envolvidos com o projeto  Serviços ecossistêmicos das áreas úmidas marinhas, com foco ao balanço dos gases de efeito estufa. O projeto tem por objetivo levar para o ambiente escolar o conhecimento sobre os serviços ecossistêmicos costeiros marinhos, com foco às áreas úmidas marinhas e no seu potencial para o balanço de gases do efeito estufa, promovendo a formação cidadã para a preservação ambiental e a sustentabilidade. O projeto iniciou buscando a memória (ver roteiros) como meio para resgatar as lembranças e as vivência nos ecossistemas costeiros, caracterizando os elementos desses ecossistemas para apresentar o conceito de serviço ecossistêmico.