Projeto
A qualidade do ambiente marinho é imprescindível para a vida nas cidades litorâneas. A preservação ambiental marinho-costeira é dependente do nosso conhecimento sobre o mar, a zona costeira e os processos que ocorrem nesta faixa tão importante para a sobrevivência da espécie humana. A experimentação, a vivência, o novo olhar com a abordagem lúdica e didática é possível no laboratório livre disponível na nossa região litorânea para concretizar esta educação e buscar a transformação sustentável deste espaço.
O projeto Mundo à Beira Mar tem sido desenvolvido por grupo de professores da UFSC desde 2009 e têm por objetivo: I) formar e capacitar professores para trabalhar de forma transdisciplinar nos ecossistemas costeiros da região, inserindo os alunos em questões práticas de seu dia-a-dia e; II) acompanhar as ações em algumas escolas, trazendo a tecnologia como um espaço de vivência às crianças e jovens das escolas públicas.
O curso de formação e capacitação é livre e aborda assuntos desde a origem e formação dos oceanos até impactos e degradação dos ecossistemas costeiros. Temas como Patrimônio Imaterial e Comunidades Tradicionais também são abordados. A proposta fornece material didático, como roteiros de atividades práticas para serem aplicados às disciplinas do ensino fundamental e médio.
Além de trabalhar com a tecnologia de Ensino à Distância, no ano de 2017 iniciou a produção de documentário como espaço de experiência para professores e alunos desenvolverem os conteúdos programáticos do ensino formal, focando em questões atuais de gestão costeira e qualidade ambiental do nosso município. A vivência dos alunos com tecnologia audiovisual traz um novo cenário para as ações escolares. Não só o aprendizado para a elaboração de vídeos, como fotografia, gravação e elaboração de um roteiro, como também o envolvimento de professores e alunos na construção do conhecimento aplicado em uma problemática local.
O projeto é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, sob a responsabilidade da Profa. Alessandra L. D. Fonseca (Oceanografia UFSC), e busca se construir de forma coletiva por profissionais e estudantes da área de educação e afins. A mídia é desenvolvida pela Oceanógrafo José Caetano de Oliveira. As imagens são vinculadas ao projeto, pois foram tiradas por alunos e professores que atuaram na proposta.